terça-feira, 17 de março de 2009

Estratégias do caminhar
Flâneurie
Flâneur é um andarilho lírico, um sujeito que caminha pelas ruas observando a poesia do cotidiano. Se para a maioria das pessoas o ritmo da caminhada é o do automatismo - elas “são determinadas em seus comportamentos pelos instintos de massa” - para o flâneur o passo é vagaroso e despreocupado. O flâneur anda sem destino pela rua, que é seu abrigo. Assim, ele consegue distanciar-se do automatismo urbano e perceber a vida e o mundo em transformação. Devido ao seu exercício de observação, esse andarilho consegue descrever bem a rua, que está adornada por moda, estilo, designer. Como vive do lixo que a cidade rejeitou, ele recolhe e coleciona imundíces.

Deriva
A deriva é uma técnica do andar sem rumo. Ela se mistura à influência do cenário. Todas as casas são belas. A arquitetura deve se tornar apaixonante.
Para tentar chegar a construção total de um ambiente, os situacionistas criaram um procedimento ou método, a psicogeografia, e uma prática ou técnica, a deriva, que estavam diretamente relacionados. A psicogeografia foi definida como um “estudo dos efeitos exatos do meio geográfico, conscientemente planejado ou não, que agem diretamente sobre o comportamento afetivo dos indivíduos”. A deriva era vista como uma técnica da passagem rápida por ambientes variados. Ficava claro que a deriva era o exercício prático da psicogeografia e, além de ser também uma nova forma de apreensão do espaço urbano, ela seguia uma tradição artística desse tipo de experiência .
A deriva situacionista não pretendia ser vista como uma atividade propriamente artística , mas sim como uma técnica urbana situacionista para tentar desenvolver na prática a idéia de construção de situações através da psicogeografia. A deriva seria uma apropriação do espaço urbano pelo pedestre através da ação do andar sem rumo.

Parkour
Parkour é uma disciplina, onde os praticantes - conhecidos como traceurs, ou traceuse, no feminino - usam seu corpo para passar obstáculo de uma forma rápida e fluente. No Parkour você aprende técnicas desde como subir um muro, até como pular de um lugar alto. Ele consiste em um homem correndo de alguém/algo e nenhum obstáculo pode pará-lo, mas, ele não é só isso, além de passar os obstáculos, você deve executar os movimentos da forma mais natural possível usando o obstáculo como se fosse parte do seu corpo. Vale a pena ressaltar que você treina o Parkour para você mesmo, você não faz movimentos para impressionar outras pessoas, até por que, isso pode resultar em sérias quedas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário